Você está no

BLOG DO ICOR

MitraClip-45.jpeg
06/ago/2020

Em 04 de agosto de 2020, o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Instituto do Coração de Santa Maria (H-ICOR/HCAA) realizou pela primeira vez o procedimento “MitraClip”, indicado para pacientes com insuficiência mitral.

Também chamada de Regurgitação mitral, a insuficiência mitral é um vazamento do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo. Normalmente, o fluxo sanguíneo deve acontecer somente do átrio para o ventrículo, porém em válvulas doentes pode acontecer o retorno do sangue para o átrio, ou seja, sentido oposto ao fluxo natural. Essa incapacidade de bombear o sangue oxigenado pode gerar complicações como batimentos cardíacos irregulares (arritmias), acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca (IC), quando o coração se torna incapaz de bombear todo o sangue oxigenado que o corpo necessita para funcionar adequadamente.

Segundo o Dr. Anibal Pereira Abelin, nos casos de insuficiência mitral, a cirurgia cardíaca aberta é o tratamento de escolha, porém pode ter um risco de complicações elevado em pacientes com idade muito avançada ou com problemas de saúde que tornem a cirurgia aberta proibitiva. O procedimento “MitraClip” é realizado através de um dispositivo minimamente invasivo que repara a válvula mitral sem necessidade de um procedimento cirúrgico convencional.  “O clip é implantado no coração através de um cateter inserido na veia femoral da perna, que cruza o coração do lado direito para o lado esquerdo, colocando-se o clip de maneira que aproxime as bordas dos folhetos da válvula que está com vazamento, de maneira que reduza esse espaço sem causar estreitamento na passagem do sangue, porém reduzindo o vazamento”.

Ainda, segundo o médico responsável, a recuperação é tranquila. No primeiro dia, o paciente fica na UTI, depois vai para o quarto e, se tudo der certo, em 48 horas recebe alta para casa.

Equipe responsável pela realização do primeiro MitraClip no Icor

O ICOR parabeniza toda a equipe da Hemodinâmica (H-ICOR/HCAA) que participou do procedimento: Dr. Anibal Pereira Abelin, Dr. Arnoldo Azevedo dos Santos, Dr. Gerson Pereira de Oliveira e ao pessoal da enfermagem e administração. Ainda, aos médicos Dr. Fabiano Segatti (ecocardiografia), Drs. Eduardo Monteiro e Henrique Ferreira Marques (anestesistas) e ao apoio dos “proctors” Dr. Salvador Cristovan ( Beneficiência Portuguesa – SP), Dr. Rodrigo Barreto (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP) e a Enfermeira Ana Pinna e ao Rodrigo Paiva (Abbott Cardiovascular) por fazer história e realizar com sucesso o primeiro “MitraClip” da região central e segundo no interior do Estado.

 

  • LOCAL: Hemodinâmica do ICOR (H-ICOR/HCAA)
  • NOME PROCEDIMENTO: “MitraClip”
  • FEITO: Primeira vez que o procedimento é realizado na cidade e segunda no interior do Estado.

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


vida-saudável-1200x675.png
06/ago/2020

Alimentação saudável é aquela  que inclui todos os tipos de alimentos, além de ser preparada com higiene. Deve ser consumida em quantidade s suficientes e em intervalos regulares para garantir as necessidades do seu organismo. 

Algumas medidas simples nos ajudam a praticar uma alimentação saudável

Comer uma variedade de alimento: não existe um alimento completo o suficiente para atender às necessidades do organismo de um adulto Portanto, precisamo consumir uma alimentação variada, comendo de tudo um pouco. 

Podemos dividir os alimentos em grupos: 

ENERGÉTICOS: arroz, massas, pães, batatas. Constituem a base de nossa alimentação. São ricos em carboidratos e são os principais fornecedores de energia, indispensáveis para as  atividades do dia-a-dia. 

CONSTRUTORES:  carnes, feijão, soja, ovos, leite e seus derivados. Caracterizam-se por ser a principal fonte de proteínas, que é uma espécie de tijolo do nosso organismo e é fundamental para a estrutura do corpo. 

REGULADORES: frutas, vegetais, verduras. São fontes de vitaminas, fibras e minerais, ingredientes essenciais para o funcionamento normal do organismo. 

Exitem ainda os grupos dos:

  • açucares: doces, açúcar refinado
  • gorduras que precisam ter seu consumo controlado, ou seja, comer de vem em quando. 

CONSUMIR UMA DIETA ICA EM FIBRAS: encontramos em frutas, cereais, grãos e folhas verdes ou hortaliças. São substâncias que auxiliam o bom funcionamento do intestino e também são úteis no controle da glicemia em casos de diabetes), na redução do colesterol e no controle do peso, além de possuírem poucas calorias. 

CONSUMIR MAIS ÁGUA: o corpo humano é composto principalmente por água, portanto, o consumo de água é indispensável para o bom funcionamento do organismo. O consumo diário deve sere no mínimo de 2 litros de água. Deve-se beber esta quantidade de água ou liquido não calórico distribuindo durante o dia todo. 

CONSUMIR UMA DIETA REDUZIDA E GORDURA:  a gordura é um concentrado de energia, também presente em diversos alimentos e por isto é importante restringir seu consumo. O excesso principalmente da gordura de origem animal ou frituras, pode levar ao desenvolvimento de várias doenças, como INFARTO, DIABETES e até CÂNCER

O consumo exagerado de gorduras também ocasiona ganho de peso e aumento do colesterol. Existem gorduras que podem fazer bem se consumidas sem exagero, são as gorduras que contêm ômega 3. São as gorduras de origem vegetal (azeite, óleo de canola, óleo de girassol) quando não usadas em frituras e as gorduras de peixes de água fria (bacalhau, truta, salmão). 

CONSUMIR UMA DIETA REDUZIDA EM SAL: o sal tem influência  direta sobre os níveis de pressão arterial e sobre a quantidade de líquido retido no organismo. Por isso, deve ser consumido com moderação. 

CONSUMIR UMA DIETA REDUZIDA EM AÇÚCAR: o açúcar fornece energia e não possui vitaminas ou minerais. Para reduzir o seu consumo, podemos diminuir a quantidade adicionada à bebidas ou preparações, substituí-lo pelo adoçante ou por bebidas de composição light ou diet. 

EVITAR O CONSUMO DE ÁLCOOL: as bebidas alcoólicas são muito calóricas e devem ser evitadas. Mas o principal problema é que o álcool associado à medicação pode potencializar o efeito do remédio causando um estado de sonolência, como se tivesse sido tomada uma dose maior da medicação. 

IMPORTANTE:

Muitas vezes comemos sem ter fome, apenas porque temos vontade de comer algo apetitoso. É um hábito perigoso, pois comemos mais do que precisamos, sem percebermos as quantidades, e faz ganhar mais poso.

Para evitar isto, é importante comer em intervalos regulares e consumir apenas de vez em quando aqueles alimentos apetitosos, porém não tão saudáveis, como frituras, doces, sobremesas e molhos elaborados.

O controle da alimentação deve ser feito desde o início do tratamento, principalmente durante os três primeiros meses, quando pode ocorrer ganho de peso.

Para manter um peso saudável, a quantidade de energia que comemos deve ser igual à quantidade de energia gasta. Isso significa que é perigoso consumir uma quantidade suficiente de alimentos e bebidas para garantir o funcionamento do organismo e praticar exercícios ou ser mais ativo no dia-a-dia.

Os familiares devem estar envolvidos nesse processo, pois têm um papel muito importante na mudança dos hábitos alimentares.

As comprar do supermercado podem ser modificadas com a SUA participação, preferindo alimentos diet ou light, evitando alimentos com muita gordura, substituindo o açúcar por adoçante e alimentos integrais por desnatados, com leite, por exemplo.

Alguns cuidados devem ser tomados com relação ao preparo dos alimentos, evitando a utilização de gorduras e buscando opções mais saudáveis. Você e seus familiares podem ainda iniciar algum tipo de atividade física juntos, para que um motive o outro. 

 

FONTE: Revista Lilly

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 

 


aviso-aos-pacientes.png
06/ago/2020

Em conformidade com o Decreto Estadual que considera Clínicas de Saúde como serviços privados essenciais à comunidade, o Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) segue o tendimento em HORÁRIO DIFERENCIADO.

Clínicas da Pinheiro Machado 2380 e da Policlínica Wilson Aita:

➡️SEGUNDA A SEXTA: 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00
➡️SÁBADO: 8:00 às 12:00

O Laboratório de Cardiologia e Hemodinâmica do ICOR, segue com seu horário de atendimento:

➡️SEGUNDA A SEXTA: 7:30 às 17 :00

Estamos seguindo, rigorosamente, as orientações dos Órgãos Públicos de Saúde. Colocamos tapetes sanitizantes na entrada das Clínicas e reforçamos a higienização e assepsia das superfícies passíveis à contaminação, como torneiras, maçanetas, bebedouros, macas e poltronas da sala de espera. Os consultórios e lavabos são desinfetados a cada troca de paciente. ⠀⠀

 Disponibilizamos álcool gel 70 % em todos os ambientes das clínicas para o uso de funcionários e pacientes. Solicitamos que todos usem na chegada, saída e quando necessário durante a espera.

 Lembrando que é OBRIGATÓRIO o uso de máscara.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 Para não haver aglomeração de pessoas na recepção, solicitamos que traga acompanhante somente em caso de extrema necessidade.

 Não marque exames caso você apresente algum quadro gripal.

Para dúvidas e mais informações estaremos disponíveis nos telefones abaixo, em horário comercial atual. ⠀⠀
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📌 Cardio Centro ICOR
📞 (55) 3217-1919
📞 (55) 3222-1333
📞 (55) 9 9181 4204
📞 (55) 9 9181 4196
⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📌 Laboratório de Cardiologia e Hemodinâmica ICOR
📞 (55) 3222-9888

Contamos com a ajuda e compreensão de todos para mantermos as medidas de prevenção e não deixar que o vírus se espalhe ainda mais.

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


CAPA.png
06/ago/2020

Pacientes cardíacos têm deixado de procurar atendimento por medo da Covid-19

O medo de contrair o novo coronavírus tem feito com que muitas pessoas com doenças cardíacas deixem de procurar atendimento médico, por serem considerados grupo de risco para a doença.

De acordo com o último levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, teve uma queda de 50% dos atendimentos às vítimas de infarto, se comparado ao ano de 2019.

Os especialistas reforçam as recomendações dos Órgãos Públicos de Saúde de isolamento social, mas alertam as pessoas com doenças crônicas que mesmo em confinamento não abandonem o tratamento, como:

  • diabetes
  • cardíacas
  • pulmonares

Segundo os médicos, a interrupção no tratamento pode agravar mais a doenças já existente. As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes no Brasil. A diabetes, o AVC, os diversos tipos de câncer , assim como as doenças pulmonares não podem ter seu tratamento interrompido.

Além da mortalidade da própria doença elas são fatores de risco para o aumento da mortalidade na infecção pelo COVID-19

Confira o conteúdo na íntegra nesse link. 

 

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 

 

 

 


06/ago/2020

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sinais e sintomas da COVID-19 são divididos em 2 grupos:

Sintomas mais incidentes: 

  • febre (pode estar ausente),
  • fadiga, tosse (seca ou produtiva),
  • anorexia, mialgia,
  • astenia,
  • dor de garganta,
  • congestão nasal,
  • cefaleia,
  • dispneia.

Sintomas menos incidentes: 

  • diarreia,
  • náuseas,
  • vômitos,
  • rinorreia.
  • Os idosos ou imunodeprimidos podem apresentar sintomas atípicos por não apresentarem sinais de desidratação, febre ou dificuldade para respirar.

CARACTERÍSTICA DA COVID-19

O sistema respiratório é o principal sistema acometido.

A preferência viral às vias aéreas inferiores e a quantidade de ECA2 nesta região facilitam a propagação viral e sua transmissão. A pneumonia é o principal acometimento, com sintomas que direcionam o diagnóstico diante da epidemia, embora não sejam patognomônicos, manifestando-se e demonstrando severidade quando associado à falta de ar e febre, os grandes sinais de alerta para a procura de um atendimento médico de emergência.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Ainda não há estudo conclusivo sobre a relação do COVID-19 com injúria cardiovascular. Porém, estudos transversais chineses constataram que Miocardite fulminante foi uma das causas de morte, antes mesmo de surgimento da SARS. 

TRATAMENTO SINTOMÁTICO 

Casos leves da doença devem ser tratados em casa, em isolamento domiciliar por 14 dias a partir do início dos sintomas, com uso de drogas sintomáticas como antitérmicos e analgésicos.

PROGNÓSTICO

O prognóstico é individualizado de acordo com as características do paciente acometido, sendo representada por:

  • Idade > 65 anos;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, pneumopatias estruturais;
  • Doença cerebrovascular;
  • Cardiopatias, incluindo hipertensão arterial severa;
  • Diabetes insulino-dependente;
  • Insuficiência renal;
  • Pacientes imunossuprimidos;
  • Gestante.

O paciente que apresentar uma dessas características acima, é considerado grupo de risco, ou seja, mais sujeito a complicações ou até a letalidade relacionado ao vírus.

Confira o conteúdo completo no link: www.coronavirus.cardiol.online

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 

 

 


AVISO-AOS.png
06/ago/2020

PARA A SEGURANÇA DOS NOSSOS PACIENTES, FUNCIONÁRIOS E MÉDICOS:

 Informamos que é OBRIGATÓRIO o uso de máscaras de proteção durante o atendimento (caseiras ou descartáveis).

Aumentamos o acesso ao ÁLCOOL EM GEL na recepção das clínicas e solicitamos que TODOS utilizem na chegada, saída e quando necessário durante a espera.

Adicionamos fitas de marcação no chão para organizar o posicionamento dos pacientes.

Aumentamos o distanciamento entre as cadeiras e sinalizamos as que não podem ser usadas

Instalamos uma proteção de vidro nos balcões de atendimento.

 Distribuímos cartazes com orientações de higiene.

 Solicitamos que traga acompanhante somente em caso de extrema necessidade.

 Não marque exames caso você apresente algum quadro gripal.

Contamos com a compreensão de todos!

 

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 


PGN-ALCOOL-GEL.jpg
06/ago/2020

A fim de proteger os pacientes, funcionários e médicos em meio a pandemia do Coronavírus (COVID-19), solicitamos as seguintes recomendações:

Higienize as mãos com ÁLCOOL EM GEL 70%

Cubra a boca e o nariz com máscara (Caseira ou cirúrgica)

 

 

 

 

 

 

 

Respeite o distanciamento entre as cadeiras

 

 

Conforme Decreto Executivo no 69 da Prefeitura Municipal de
Santa Maria.

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 


CORONA.png
06/ago/2020

Os sintomas mais comuns do coronavírus são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas, geralmente, são leves e começam de forma gradual.

Alguns pacientes infectados por coronavírus podem não apresentar sintomas. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem tratamento especial. Aproximadamente 1 em cada 6 pessoas infectadas fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar.

Idosos e pessoas com problemas cardíacos, pressão alta ou diabetes têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Devem procurar atendimento médico pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar.

A transmissão do coronavírus ocorre entre pessoas. A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca. Essas gotículas podem ficar depositadas em objetos e superfícies ao redor da pessoa infectada. Outras pessoas podem se infectar tocando esses objetos ou superfícies e, depois, tocando nos seus olhos, nariz e boca.

Cuidados para evitar o risco de infecção por coronavírus

Como se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários. Ainda não existem vacina ou medicamento para prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos já estão sendo realizados em busca da cura.

As precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus. 

Atente-se para os seguintes cuidados:

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
  • Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
  • Manter ambientes muito bem ventilados
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
  • Evitar contato com animais selvagens ou doentes

Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção por coronavírus.

 

Faça a sua parte e previna-se!
O Icor estará sempre disponível para o ajudar!

📌 Rua José Bonifácio, 2355 – Sala 105 – Policlínica Wilson Aita.
📞 (55) 3217-1919

📌 Rua Pinheiro Machado, 2380. Bloco A. Salas 203 e 204.
📞 (55) 3222-1333

📌 Av. Presidente Vargas, 2291- Subsolo do Hospital de Caridade.
📞 (55) 3222-9888

Ou fale conosco através dos nossos canais digitais:
📧 icor@icor.com.br

 

Fonte: Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde

 

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 


CAPA.png
06/ago/2020

Problemas Cardíacos: cientistas estudam como Covid-19 afeta o coração.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com doenças cardiovasculares, hipertensos e diabéticos são mais propensas a desenvolver complicações da Covid-19, causada pelo novo Coronavírus.

Um estudo publicado pela Revista Científica Americana, JAMA, acompanhou 416 pacientes que foram hospitalizados na Província de Wuhan, na China, o primeiro epicentro da pandemia. Os pacientes tinham de 21 a 95 anos e 19,7% deles (quase 1 em cada 5) apresentavam problemas cardíacos.

Segundo a pesquisa, a ação desse vírus piora problemas cardíacos já existentes e provoca uma inflamação no músculo cardíaco em pacientes sem nenhuma doença no coração.

O estudo classifica esse efeito como uma tempestade inflamatória, onde o vírus se liga as células do corpo humano por uma enzima chamada de Ac-2 muito comum no pulmão, por isso o COVID-19 provoca uma síndrome respiratória grave.

No entanto, essa enzima Ac-2 também está presente no coração, o que deixa o órgão mais enfraquecido e com dificuldade de bombear o sangue para todas as partes do corpo. Deste modo, os médicos recomendam que os cuidados devem ser redobrados em quem tem algum problema no coração.

 

PORTANTO CARDÍACOS E HIPERTENSOS

Pessoas que têm problema no coração e na pressão passam a sofrer mais porque o vírus age especialmente no coração deixando ele mais enfraquecido tendo dificuldade de bombear o sangue para todas as partes do corpo.

Esse grupo de risco deve ficar muito atento se tiver sinais de:

  • nariz entupido com dificuldade para respirar;
  • dor de garganta;
  • febre alta;
  • falta de ar;
  • desconforto para respirar ;
  • unhas e lábios roxos. 

OBS: Caso apresente esses sintomas deve procurar imediatamente um unidade de saúde próxima.

ATENÇÃO DIABÉTICOS

O paciente que tem diabetes possui uma alteração no seu sistema de defesa, o seu sistema imunológico, ele é mais lento para atacar e destruir algumas bactérias e vírus. O que facilita coronavírus causar uma infecção mais grave. 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO DO COVID-19

Esses grupos devem se proteger evitando:

  • Circular em lugares públicos
  • Não receber visitas
  • Não dividir alimentos

É muito importante para que todos os pacientes que tenham pressão alta, diabetes controlem as suas doenças de base usando devidamente e corretamente as suas medicações. E evitem estar circulando em público. Fique em casa!

Veja os cuidados específicos que esses pacientes devem tomar:

Controlar as doenças cardiovasculares, que podem ser:

  • insuficiência cardíaca;
  • doença coronária;
  • infarto do miocárdio;
  • acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.

Com acompanhamento médico e os remédios indicados, estar com as vacinas em dia. procurar ajuda médica imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas de Covid-19

Principais medidas de prevenção ao novo Coronavírus:

☑ Lave bem as mãos água e sabonete por, pelo menos, 20 segundos, e utilize toalhas de papel para secá-las.

☑ Utilize álcool gel, tanto para higienizar as mãos, como demais objetos que forem tocados.

☑ Evite tocar nos olhos, nariz e boca caso as suas mãos não estiverem limpas;

☑ Evite contato próximo com pessoas doentes;

☑ Procure ficar em casa enquanto estiver gripado;

☑ Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço descartável;

☑ Evite frequentar lugares com aglomerações e tente permanecer em casa o máximo que puder;

☑ Evite compartilhar chimarrão, copos e canecas.

É importante salientar que, caso você apresente sintomas como febre, coriza, tosse seca e falta de ar, procure uma unidade de saúde imediatamente.

Faça a sua parte e previna-se!
O Icor estará sempre disponível para ajudá-lo!

📌 Rua José Bonifácio, 2355 – Sala 105 – Policlínica Wilson Aita.
📞 (55) 3217-1919

📌 Rua Pinheiro Machado, 2380. Bloco A. Salas 203 e 204.
📞 (55) 3222-1333

📌 Av. Presidente Vargas, 2291- Subsolo do Hospital de Caridade.
📞 (55) 3222-9888

Ou fale conosco através dos nossos canais digitais:
📧 icor@icor.com.br
🌐 http://www.icor.com.br/

Fontes:

  • Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • Agência Brasil

Music-Store-Etsy-Banner-4.png
06/ago/2020

Existe um tratamento disponível para o coronavírus?

Atualmente, não há tratamento antiviral específico para esse novo coronavírus. O tratamento é, portanto, o que significa administrar líquidos, remédios para reduzir a febre e, em casos graves, oxigênio suplementar. Pessoas que ficam gravemente doentes com o COVID-19 podem precisar de um respirador para ajudá-las a respirar. A infecção bacteriana pode complicar essa infecção viral. Os pacientes podem necessitar de antibióticos nos casos de pneumonia bacteriana, além do COVID-19. Os tratamentos antivirais usados para o HIV e outros compostos estão sendo investigados. 
Não há evidências de que suplementos, como vitamina C ou probióticos, ajudem a acelerar a recuperação.
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para obter um diagnóstico e iniciar o tratamento. Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência estadual para isolamento e tratamento. Os casos suspeitos leves que não necessitam de hospitalização, poderão ser acompanhados pela Atenção Primária, que instituem medidas de precaução domiciliar. Contudo, é necessário avaliar cada caso.
 

Loló e cocaína podem matar o coronavírus?

Não. Fake news recomendando o uso de drogas ilícitas e prejudiciais à saúde estão sendo enviadas via aplicativos de mensagens e redes sociais. Não existe qualquer comprovação científica sobre o uso de drogas como loló (mistura de éter e clorofórmio) ou cocaína no tratamento da doença. Pelo contrário: as drogas podem fragilizar ainda mais o sistema respiratório. Segundo o Ministério da Saúde, “até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus”.
 

Chá de erva-doce pode matar o coronavírus?

Não. Fake news com suposta orientação de médicos do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e do Hospital São Domingos já foram desmentidas pelas instituições. Mensagens falsas que citavam o chá de erva-doce como cura para o vírus H1N1 em 2018 voltaram a circular após a confirmação de casos de coronavírus no Brasil. Não há nenhuma comprovação científica quanto ao seu uso como medicamento contra o H1N1 ou com o mesmo efeito do Tamiflu.
Segundo o Ministério da Saúde, “até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus”.
 

Prevenção

Como prevenir o coronavírus?

Ainda não existe uma vacina para prevenir a infecção por coronavírus. As orientações de prevenção são as mesmas de outras doenças de transmissão via respiratória.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes ou com sintomas de infecção respiratória aguda (tosse, coriza, febre)
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, principalmente após ter contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!) e descartá-los logo após a utilização
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir de preferência com um lenço de papel (e descartar no lixo) 
  • Na falta de lenço de papel, preferir usar o braço para cobrir nariz e boca. Evite cobrir com a mão, pois é mais comum encostar em outras pessoas ou objetos com ela 
  • Se usar as mãos para cobrir, lave-as sempre após tossir ou espirrar
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
  • Manter ambientes muito bem ventilados 
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, garrafas e talheres
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies que sejam tocados com frequência
  • Evitar contato com animais selvagens ou doentes
  • Evitar cumprimentar pessoas com apertos de mão. Prefira um aceno acompanhado de um sorriso

 

 

Fonte: Via- Unimed Brasil, Ministério da Saúde, Hospital Albert Einstein, Hospital São Domingos, UOL Notícias

 
 
 

Faça a sua parte e previna-se!
O Icor estará sempre disponível para o ajudar!

📌 Rua José Bonifácio, 2355 – Sala 105 – Policlínica Wilson Aita.
📞 (55) 3217-1919

📌 Rua Pinheiro Machado, 2380. Bloco A. Salas 203 e 204.
📞 (55) 3222-1333

📌 Av. Presidente Vargas, 2291- Subsolo do Hospital de Caridade.
📞 (55) 3222-9888

Ou fale conosco através dos nossos canais digitais:
📧 icor@icor.com.br
🌐 http://www.icor.com.br/

 

 
 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.