Acidente Vascular Cerebral (AVC)

06/02/2020 por ICOR0
mitos-verdades.png

Popularmente conhecido como derrame cerebral, o AVC é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro decorrente da obstrução dessa artéria ou por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde o AVC é responsável a cada ano pela morte de cinco milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a doença mata mais que o infarto: são mais de 100 mil pessoas por ano, segundo o Ministério da Saúde.

Principais causas para ter a doença:

  • hipertensão arterial,
  • aumento da idade.

 Os fatores de risco para a doença podem ser divididos em duas categorias: 

  • modificáveis,
  • não modificáveis.

Grupo dos modificáveis. Neste grupo as causas mais comuns são: 

  • hipertensão,
  • diabetes,
  • colesterol elevado,
  • tabagismo.

Grupo de não modificáveis. Neste grupo, os fatores de risco são: 

  • idade,
  • histórico familiar,
  • raça,
  • gênero,
  • Homens, negros e idoso são mais suscetíveis a ter um AVC por exemplo.

Principais sintomas da doença:

  • dificuldades para andar, falar e compreender,
  • paralisia ou dormência da face, do braço ou da perna.

Manter uma vida com hábitos saudáveis podem ajudar na recuperação, por isso, é importante controlar o colesterol, pressão arterial e níveis de açúcar no sangue.

Confira abaixo, algumas dicas para prevenir a doença:

  1. Não fume: o fumo duplica o risco de ter AVC e, por isso, abandonar de vez o cigarro é uma das medidas mais importantes para quem quer evitá-lo.
  2. Faça atividades físicas regularmente: uma simples caminhada de 30 minutos já diminui as possibilidades de padecer esse problema.
  3. Faça check-up preventivos: Homens e mulheres com mais de 35 anos são aconselhados a realizar exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.
  4. Coma vegetais e frutas: uma alimentação saudável, que inclua vegetais e frutas, é fundamental para a saúde do coração e da corrente sanguínea.
  5. Reduza o consumo de sal: Não acrescente muito sal a saladas e comida em geral e evite alimentos processados, pois o sal eleva a pressão sanguínea.
  6. Controle familiar: se alguém na sua família já teve um AVC, é importante que você informe isso ao seu médico, para que ele possa fazer um controle de sua saúde, diminuindo ao máximo os riscos de que você também venha a sofrer um episódio parecido.
  7. Aumente o consumo de fibras: presentes nos cereais integrais, aveia, arroz e pães integrais etc., as fibras ajudam a controlar os níveis de gordura no sangue.
  8. Mantenha a pressão sob controle: A pressão alta ocupa o topo do ranking de maiores causas de acidente vascular cerebral.
  9. Controle seu peso: siga uma alimentação saudável, se necessário, com o acompanhamento de um nutricionista, para se manter no seu peso ideal. O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para pressão arterial alta, doença coronária e diabetes – que aumentam o risco de AVC.
  10. Faça uma consulta com o médico cardiologista: o seu médico pode tratar hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia; conhecer a presença de fatores de risco, como estreitamento das artérias cervicais e arritmias como a fibrilação atrial (batimento irregular do coração) e tratá-los adequadamente são atitudes que ajudam a reduzir o risco de AVC.
Fonte: coracao.org.br


Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.