Anticoagulação

11/10/2019 por ICOR0
anti.png

O tratamento com medicamentos que “afinam” o sangue, conhecidos como anticoagulantes, reduz a capacidade do sangue de formar coágulos. Eles são medicamentos importantes, por exemplo, em pacientes com batimento cardíaco irregular (fibrilação atrial), que são mais vulneráveis ao AVC.

Entenda melhor no Manual de Orientações ao Paciente organizado pelo nosso cardiologista, Dr Diego Chemello. 


A Coagulação do sangue

Nosso sangue carrega muitas células especializadas e substâncias. Dentre essas substâncias, existem os fatores de coagulação, que agem promovendo a formação do coágulo sanguíneo. Quando nos ferimos, os fatores de coagulação entram em ação, contribuindo para a formação de um coágulo e impedindo que tenhamos uma hemorragia incontrolável.

Em alguns pacientes, existe um funcionamento exacerbado do sistema de coagulação, contribuindo para a formação excessiva de coágulos. Esses coágulos podem, em determinadas situações, causar entupimento de artérias importantes do nosso corpo, causando trombose de vasos cerebrais, de vasos das pernas ou braços e do coração. Essas situações são potencialmente.

 

Os anticoagulantes

Os anticoagulantes são medicamentos com propriedades de inibir determinados fatores de coagulação, evitando a formação excessiva de coágulos em pacientes com predisposição. De um modo simplificado, são medicamentos que “afinam o sangue”. Seu uso correto é importante, pois esses medicamentos também aumentam o risco de sangramento. O uso correto garante um equilíbrio do sangue. Diversos estudos têm mostrado benefícios importantes do uso dessas medicações em situações de risco, com redução da formação de coágulos impróprios e de eventos como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico (AVC) e até mesmo morte.

 

Novos anticoagulantes

Os novos anticoagulantes são medicações modernas, desenvolvidas para se tornarem uma alternativa mais prática para anticoagulação. Essas medicações mostram resultados excelentes!

Quatro medicações já estão em comercialização no Brasil:

  • Dabigatrana (Pradaxa)
  • Rivaroxabana (Xarelto)
  • Apixabana (Eliquis)
  • Edoxabana (Lixiana)

 

Vantagens dos Novos Anticoagulantes

  • Ausência de interações com medicações ou alimentos;
  • Não existe a necessidade de monitorização do INR para ajuste da medicação. Ou seja, a dose é fixa e determinada após a avaliação do médico. Testes de sangue periódicos não são necessários;
  • Menos sangramentos espontâneos no sistema nervoso central (cérebro, etc.);
  • Rápida reversão do efeito com a suspensão da medicação.

 

 

Varfarina

Esses medicamentos são utilizados há muito tempo, de modo que muitos médicos têm familiaridade com seu uso. Além disso, são de custo mais acessível.

Como desvantagens, apresentam a necessidade de ajuste de doses e de monitorização regular dos níveis de medicação, através de coleta de sangue.

A interação com alimentos e outros medicamentos também é uma desvantagem.

 

 

Cuidados com a Alimentação

A vitamina K é essencialmente obtida pela alimentação, de modo que o consumo de determinados alimentos pode aumentar a quantidade de vitamina K ingerida, reduzindo a eficácia dos medicamentos inibidores da vitamina K. Portanto, você precisa estar atendo à sua alimentação diária, conhecendo os alimentos ricos e pobres nessa vitamina. Evite variações bruscas na ingestão de certos alimentos. Os alimentos ricos em vitamina K, que devem ser ingeridos em pequenas quantidades e porções semanais regulares são os seguintes:

  • Vegetais e folhas verdes: alface, brócolis, agrião, folhas de beterraba, espinafre, repolho, salsa, casca de pepino, mostarda, radite, chicória, rúcula, etc.;
  • Óleo e gorduras vegetais: azeite de oliva, óleos de soja/canola, margarina e maionese;
  • Carne de fígado.

 

Dicas importantes aos usuários de varfarina

  • Os alimentos ricos em vitamina K são importantes para a saúde. Portanto, não deixe de comê-los! O que você deve fazer é manter uma dieta constante, sem muitas alterações em relação a esses alimentos;
  • Você pode aumentar o conteúdo de vitamina K em um alimento que seja pobre nessa vitamina, apenas alterando o modo de preparo. Por exemplo: batata inglesa é pobre em vitamina K, mas quando frita em óleo vegetal torna-se rica nessa vitamina;
  • Cuidado com as frituras e com o óleo usado nas saladas;
  • Não use suplementos vitamínicos ou alimentares sem informar seu médico;
  • As bebidas alcoólicas devem ser evitadas, principalmente no seu uso diário. O álcool aumenta o risco de sangramento.

Avaliação da dose certa de Varfarina

  • O exame que mostra como está a coagulação do sangue chama-se tempo de protrombina (TP).
  • O INR (Taxa Internacional de Normatização – referente ao TP) nos informa em que nível está a anticoagulação do sangue, determinando se a dose da medicação está adequada ou não.
  •  Valores de INR adequados variam conforme o tipo de problema.
  • Seu médico determinará o INR indicado no seu caso, bem como determinará a dose de medicação necessária e eventuais ajustes.
  • O exame deverá ser coletado na data determinada, com uso regular da medicação.

 

 FONTE: DR. Diego Chemello 

 

 

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.