Cardiologia intervencionista

09/01/2019 por ICOR0
13-3.jpg

Cateterismo cardíaco, stents, tratamento de doenças das válvulas cardíacas e de defeitos cardíacos congênitos.


O cateterismo cardíaco é um exame realizado por médico especialista em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no setor de Hemodinâmica do hospital, através do punho ou da virilha. São colocados na veia ou na artéria tubos bem finos e de material flexível chamados cateteres, os quais são levados até o coração com o auxílio de um aparelho de raio-X contínuo, o angiógrafo.

O exame é feito com anestesia local e sedação leve, por isso necessita de jejum de aproximadamente 6 a 8 horas. Durante o exame é utilizado contraste iodado para auxiliar na visualização das artérias e câmaras cardíacas. Ao final o procedimento o cateter é removido e um curativo é colocado no local. Após 4 a 6 horas de recuperação o paciente pode retornar ao domicílio ou internar no hospital, dependendo do tipo de tratamento necessário para o paciente.

A chance de complicações graves relacionadas ao cateterismo é muito baixa (mortalidade menor que 0,01%), sendo que pessoas de qualquer idade podem ser submetidas com segurança ao procedimento quando o mesmo for indicado pelo médico.

O exame de cateterismo cardíaco é indicado principalmente na suspeita de obstrução das artérias coronárias, que são as artérias que levam sangue para o músculo do coração. Os sintomas de obstrução das artérias coronárias variam de dor/desconforto torácico, chamado de angina do peito, até infarto agudo do miocárdio ou parada cardíaca, dependendo da gravidade e tempo de instalação da obstrução. Em caso de infarto agudo do miocárdio o tratamento é realizado ao final do cateterismo cardíaco, também através de cateter, sendo o procedimento de tratamento chamado de angioplastia coronariana com implante de stents.

Os stents são próteses de material metálico e formato cilíndrico implantados nas artérias coronárias através de cateteres para tratamento de obstruções, sendo o tratamento padrão para casos de infarto agudo do miocárdio e angina. São flexíveis e de diversos tamanhos para melhor adaptação aos variados diâmetros das artérias do coração, sendo um procedimento seguro (índice de complicações menor que 1%) e com rápida recuperação (o paciente pode receber alta do hospital em no máximo 24 horas).

Através do cateterismo cardíaco também é possível examinar e tratar doenças do músculo e das válvulas cardíacas, assim como defeitos congênitos do coração. O número de doenças que podem ser tratadas com cateterismo cardíaco é muito grande, sendo as principais listadas abaixo:

 

  • – Estenose valvar aórtica
  • – Estenose e insuficiência valvar mitral
  • – Miocardiopatia hipertrófica
  • – Comunicação interatrial e forame oval patente

 

Artigo publicado na Revista FeedBack, de autoria do nosso cardiologista intervencionista, Anibal Abelin:
  • Anibal Pereira Abelin, MD, MSc
  • Mestre em Ciências da Saúde: Cardiologia – Instituto de Cardiologia/FUC-RS
  • Cardiologista Intervencionista – ICOR/HCAA e HUSM/UFSM
  • Professor Assistente – Medicina – UFN
  • Professor Assistente de Clínica Médica – UFSM
  • Consultório Médico na Clínica Pneumocor – (55) 32217773, 30272411 e 996105051
  • Santa Maria/RS – Brasil
  • http://lattes.cnpq.br/7291316753951094
  • anibalpabelin@yahoo.com.br
  • (55) 992050666 (Urgências e Whatsapp)

MÉDICOS QUE REALIZAM O EXAME NO ICOR:
Dr. Anibal Pereira Abelin – Cardiologista/  Hemodinamicista (CRM 29842)
Dr. Arnoldo Azevedo dos Santos- Cardiologista / Hemodinamicista (CRM 13677)

LOCAL DO EXAME:
ICOR – Unidade HEMODINÂMICA- HCAA
Av. Presidente Vargas, 2291.  Subsolo do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo.
Contato: (55) 3222 9888

 

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis. Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.