Entenda o Ecodoppler

05/02/2020 por ICOR0
icor3.jpg

Você sabe o que é Ecodoppler?

O Ecodoppler é uma das categorias da ultrassonografia, que é um método de produzir, em tempo real, imagens em movimento das estruturas e órgãos do corpo, em consequência do efeito Doppler, descoberto em 1852 pelo físico austríaco Johann Christian Andreas Doppler.

Doppler alegava que há uma alteração da frequência das ondas (sonoras ou outras) detectadas pelo observador em relação a aproximação ou afastamento entre ele e a fonte sonora.

E foi graças a ciência, que conseguiu transformar essa descoberta em imagens e utilizá-la a seu favor na medicina. E é por isso que hoje podemos obter imagens que permitem determinar o sentido e a velocidade de circulação do sangue nos vasos sanguíneos e nas cavidades cardíacas. O sentido do fluxo sanguíneo é mapeado nas cores azul e vermelha, conforme o sentido de circulação do sangue.

O exame chamado Ecodoppler passou então a ser um inestimável auxílio no estudo da circulação, sendo empregado não só no diagnóstico e acompanhamento de doenças, mas também na área da obstetrícia para seguimento e avaliação da gestante e do bebê. O procedimento pode ser empregado em qualquer porção circulatória, mas seu uso tem sido mais frequente na análise da circulação nas carótidas.

Como o exame é feito?

O exame consiste no paciente deitado em uma maca, o procedimento é feito por meio de um aparelho semelhante a uma lanterna, deslizado manualmente sobre a pele, o qual emite ondas sonoras imperceptíveis ao ouvido humano, que são captadas de volta como ecos emitidos pelas hemácias e transformadas em imagens. Um gel é aplicado sobre a região a ser examinada para permitir melhor contato e deslizamento do aparelho.

O tempo de duração do exame é de aproximadamente entre 30 e 60 minutos, e a precisão do diagnóstico é grande, sem falar que é um exame indolor e pode ser feito inúmeras vezes, permitindo um acompanhamento minucioso da evolução ou dos resultados terapêuticos de muitos quadros patológicos.

O exame geralmente é feito por um médico especialista em ultrassonografia e, na maioria das vezes, não é necessário nenhum preparo prévio ou, no máximo, um jejum de algumas horas, conforme o tipo de exame.

Qual o objetivo do exame?

O Ecodoppler fornece imagens dinâmicas, em tempo real, da rede vascular e do fluxo sanguíneo de diversas partes do corpo, sem usar nenhuma radiação e sem apresentar efeitos colaterais, possibilitando e contribuindo para o diagnóstico de várias patologias.

Já na gestação, o exame ajuda a determinar se os principais órgãos do feto estão sendo bem irrigados e com oxigenação normal, além de avaliar a circulação do cordão umbilical e do coração.

 

 

Fonte: radiologiara.com.br

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.