Estilo de vida saudável

13/07/2020 por ICOR0
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Alimentação saudável é aquela  que inclui todos os tipos de alimentos, além de ser preparada com higiene. Deve ser consumida em quantidade s suficientes e em intervalos regulares para garantir as necessidades do seu organismo. 

Algumas medidas simples nos ajudam a praticar uma alimentação saudável

Comer uma variedade de alimento: não existe um alimento completo o suficiente para atender às necessidades do organismo de um adulto Portanto, precisamo consumir uma alimentação variada, comendo de tudo um pouco. 

Podemos dividir os alimentos em grupos: 

ENERGÉTICOS: arroz, massas, pães, batatas. Constituem a base de nossa alimentação. São ricos em carboidratos e são os principais fornecedores de energia, indispensáveis para as  atividades do dia-a-dia. 

CONSTRUTORES:  carnes, feijão, soja, ovos, leite e seus derivados. Caracterizam-se por ser a principal fonte de proteínas, que é uma espécie de tijolo do nosso organismo e é fundamental para a estrutura do corpo. 

REGULADORES: frutas, vegetais, verduras. São fontes de vitaminas, fibras e minerais, ingredientes essenciais para o funcionamento normal do organismo. 

Exitem ainda os grupos dos:

  • açucares: doces, açúcar refinado
  • gorduras que precisam ter seu consumo controlado, ou seja, comer de vem em quando. 

CONSUMIR UMA DIETA ICA EM FIBRAS: encontramos em frutas, cereais, grãos e folhas verdes ou hortaliças. São substâncias que auxiliam o bom funcionamento do intestino e também são úteis no controle da glicemia em casos de diabetes), na redução do colesterol e no controle do peso, além de possuírem poucas calorias. 

CONSUMIR MAIS ÁGUA: o corpo humano é composto principalmente por água, portanto, o consumo de água é indispensável para o bom funcionamento do organismo. O consumo diário deve sere no mínimo de 2 litros de água. Deve-se beber esta quantidade de água ou liquido não calórico distribuindo durante o dia todo. 

CONSUMIR UMA DIETA REDUZIDA E GORDURA:  a gordura é um concentrado de energia, também presente em diversos alimentos e por isto é importante restringir seu consumo. O excesso principalmente da gordura de origem animal ou frituras, pode levar ao desenvolvimento de várias doenças, como INFARTO, DIABETES e até CÂNCER

O consumo exagerado de gorduras também ocasiona ganho de peso e aumento do colesterol. Existem gorduras que podem fazer bem se consumidas sem exagero, são as gorduras que contêm ômega 3. São as gorduras de origem vegetal (azeite, óleo de canola, óleo de girassol) quando não usadas em frituras e as gorduras de peixes de água fria (bacalhau, truta, salmão). 

CONSUMIR UMA DIETA REDUZIDA EM SAL: o sal tem influência  direta sobre os níveis de pressão arterial e sobre a quantidade de líquido retido no organismo. Por isso, deve ser consumido com moderação. 

CONSUMIR UMA DIETA REDUZIDA EM AÇÚCAR: o açúcar fornece energia e não possui vitaminas ou minerais. Para reduzir o seu consumo, podemos diminuir a quantidade adicionada à bebidas ou preparações, substituí-lo pelo adoçante ou por bebidas de composição light ou diet. 

EVITAR O CONSUMO DE ÁLCOOL: as bebidas alcoólicas são muito calóricas e devem ser evitadas. Mas o principal problema é que o álcool associado à medicação pode potencializar o efeito do remédio causando um estado de sonolência, como se tivesse sido tomada uma dose maior da medicação. 

IMPORTANTE:

Muitas vezes comemos sem ter fome, apenas porque temos vontade de comer algo apetitoso. É um hábito perigoso, pois comemos mais do que precisamos, sem percebermos as quantidades, e faz ganhar mais poso.

Para evitar isto, é importante comer em intervalos regulares e consumir apenas de vez em quando aqueles alimentos apetitosos, porém não tão saudáveis, como frituras, doces, sobremesas e molhos elaborados.

O controle da alimentação deve ser feito desde o início do tratamento, principalmente durante os três primeiros meses, quando pode ocorrer ganho de peso.

Para manter um peso saudável, a quantidade de energia que comemos deve ser igual à quantidade de energia gasta. Isso significa que é perigoso consumir uma quantidade suficiente de alimentos e bebidas para garantir o funcionamento do organismo e praticar exercícios ou ser mais ativo no dia-a-dia.

Os familiares devem estar envolvidos nesse processo, pois têm um papel muito importante na mudança dos hábitos alimentares.

As comprar do supermercado podem ser modificadas com a SUA participação, preferindo alimentos diet ou light, evitando alimentos com muita gordura, substituindo o açúcar por adoçante e alimentos integrais por desnatados, com leite, por exemplo.

Alguns cuidados devem ser tomados com relação ao preparo dos alimentos, evitando a utilização de gorduras e buscando opções mais saudáveis. Você e seus familiares podem ainda iniciar algum tipo de atividade física juntos, para que um motive o outro. 

 

FONTE: Revista Lilly

 

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