Cuidado com o sal de cozinha

16/09/2019 por ICOR0
sal.png

O principal componente do sal de cozinha (sódio), quando consumido em quantidades além do necessário pode trazer sérios riscos para a saúde e está associado ao surgimento de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, renais, entre outras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como meta a redução no consumo de sal para menos de 5 gramas por dia, até 2025. No entanto, dados do IBGE mostram que os brasileiros consomem, em média, 12g diariamente. Ou seja, mais do que o dobro recomendado.

Segundo informações do Ministério da Saúde, atualizadas em 2013, com o consumo reduzido para 6 gramas diários seria possível evitar mais de 6.300 internações hospitalares por ano em decorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC), infartos do miocárdio e hipertensão arterial.

Além disso, avalia-se que a cada grama reduzida, 1,5 milhão de brasileiros não precisaria de medicação para hipertensão e o SUS economizaria R$ 3,2 milhões por ano.

Algumas dicas para auxiliar na redução do consumo de sal de cozinha durante o preparo da comida é substituí-lo por outros ingredientes e condimentos. Opte por ervas desidratadas e temperos naturais, como salsa, cebolinha, pimenta e outros. Evite os temperos industrializados, pois eles contêm alto teor de sódio.

Mantenha hábitos saudáveis. Cuide da sua saúde! ❤️

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.