Dia Mundial de Combate ao AVC: saiba como prevenir e identificar sintomas da doença

29/10/2018 por ICOR0
WhatsApp-Image-2018-10-29-at-10.40.06.jpeg

O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral AVC, celebrado em 29 de outubro, tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem todos os anos de AVC no Brasil, um número superior ao total de mortes causadas por malária, tuberculose e AIDS juntas. O conhecimento básico, por parte da população, sobre o que é a doença, como caracterizá-la, seus riscos, como preveni-la ou tratá-la é fundamental.

 


O QUE É AVC:

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou o popular Derrame Cerebral, ocorre quando há um entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

Existem dois tipos de AVC, em ambos os casos o sangue não chega a determinadas áreas do cérebro ocasionando a perda de funções neurológicas. É raro acontecer na infância mas pode atingir as pessoas de todas as idades.


 

TIPOS DE AVC:

? ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO:  Ocorre quando há obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro, o que causa a falta de circulação vascular na região. O acidente vascular isquêmico é responsável por 85% dos casos de acidente vascular cerebral.

? ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL HEMORRÁGICO: Acontece quando um vaso se rompe espontaneamente e há extravasamento de sangue para o interior do cérebro. Este tipo de AVC está mais ligado a quadros de hipertensão arterial.


QUAIS OS FATORES DE RISCOS?

? Fibrilação atrial

? Hipertensão arterial

? Diabetes

? Colesterol elevado

? Excesso de peso

? Tabagismo

? Sedentarismo

? Histórico familiar


QUAIS SINTOMAS PODEM OCORRER:

Segundo os especialistas, o AVC é considerado uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de sobrevida ou recuperação completa. Deste modo, é extremamente importante que a população conheça os sinais de alerta da doença:

  • enfraquecimento
  • adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna de um lado do corpo
  • alteração de visão (ficando turva ou até mesmo a perda),
  • dificuldade na fala ou compreensão,
  • tontura sem causa definida,
  • desequilíbrio,
  • falta de coordenação no andar ou queda súbita
  • dores de cabeça fortes e persistentes
  • dificuldade para engolir

 

Mudanças de hábito podem ajudar na recuperação por isso é importante controlar o colesterol, pressão arterial e níveis de açúcar no sangue. Adote uma dieta equilibrada, pratique alguma atividade física.

 

ATENÇÃO: O acidente vascular cerebral é uma emergência médica e o paciente deve ser encaminhado imediatamente para atendimento hospitalar.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis. Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.