Dicas de Saúde

29/08/2017 por ICOR0
heartdiseasemigraine-56a466423df78cf77282330a-1200x619.jpg

Nesta página, você confere dicas de saúde e os profissionais do ICOR e parceiros respondem perguntas e esclarecem dúvidas de pacientes. Confira abaixo:

 

Quais os benefícios da clara do ovo?

A clara de ovo é uma das principais fontes de proteína, e contribui com mais da metade das proteínas que contém um ovo inteiro, cerca de 4 gramas, e não possui nenhuma gordura, a menos que o ovo seja consumido frito. Um ovo contribui para a dieta com pouco mais de 70 calorias, mas se você consumir apenas a clara do ovo, esta contribui com apenas cerca de 15 calorias. O ovo fornece colesterol, que provém em sua totalidade da gema, por isso que as pessoas com colesterol alto devem comer apenas a clara dos ovos, porque não possui nada desses lipídios. Uma clara não contém absolutamente nenhuma gordura, em comparação com a gema, que tem cerca de 5 gramas de gordura, das quais 2 gramas são saturadas.

 

Fonte: Dicas de Saúde


Recentemente iniciei com sintomas de aceleração dos batimentos cardíacos. Meu médico diagnosticou que os sintomas estão associados a fibrilação atrial. Essa arritmia tem cura? Devo me preocupar?

Fibrilação atrial é uma arritmia relativamente comum, apresentando maior incidência com o aumento da idade. Episódios de fibrilação atrial podem ser prevenidos com o uso de medicações antiarrítmicas. A ablação por cateter pode, em casos selecionados, controlar os sintomas e reduzir os episódios de fibrilação atrial. Além disso, alguns pacientes com fibrilação atrial apresentam risco elevado de eventos tromboembólicos (como infarto, acidente vascular), necessitando usar medicações anticoagulantes para prevenir tais eventos.

 

Dr. Diego Chemello (CRM 26116)
Cardiologista especialista em Eletrofisiologia do Instituto do Coração – ICOR


Qual melhor momento de ingerir líquidos?

Os líquidos devem ser consumidos 20 minutos antes ou 60 minutos após as refeições. Quando optar por ingeri-los nas refeições é indicado no máximo um copo pequeno, com capacidade de 150 a 200 ml.

 

Fonte: Dieta & saúde


Como é ablação por cateter da fibrilação atrial?

A ablação por cateter da fibrilação atrial está indicada quando os pacientes não toleram as medicações ou quando elas falham em manter o ritmo normal do coração (sinusal). Consiste na aplicação de energia de radiofrequência através de cateteres que cauterizam o tecido cardíaco ao redor das veias pulmonares no átrio esquerdo e em alguns outros pontos (locais responsáveis pelo surgimento da fibrilação atrial). Essa cauterização promove uma cicatriz que bloqueia a passagem de estímulo elétrico anormal das veias pulmonares para o átrio e evita a fibrilação atrial. sonda de ultrassom intracardíaco é introduzida no átrio direito. Um sonda de ultrassom é introduzida no átrio direito através de uma veia na perna esquerda.

Através ultrassom, visualiza-se a parede entre os átrios e com uma agulha atravessa-a, colocando dois cateteres (um para localizar as veias pulmonares e outro para realizar a cauterização). Dessa forma, são realizadas várias aplicações de radiofrequência que cauterizam o tecido entre as veias pulmonares e os átrios. A taxa de sucesso, dependendo do tipo de fibrilação atrial, pode chegar a 85%, com risco de complicações menor que 1%. Portanto, a ablação por cateter da fibrilação atrial tem se tornado um excelente método para o tratamento definitivo da fibrilação atrial.

 

Fonte: Site – Arritmia cardíaca


Como identificar um acidente vascular hemorrágico?

O acidente vascular cerebral hemorrágico, tem o quadro clínico agudo, caracterizado por dor de cabeça súbita e intensa, principalmente na região da nuca, algumas vezes acompanhada da perda de consciência, vômitos e paralisia de um lado do corpo. Pode evoluir para coma. É uma emergência, necessitando de tratamento imediato, devido ao risco de óbito pouco tempo após a instalação do acidente vascular.

 

Dr. Juarez da Silva Lopes
Neurologista

 

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.