NÃO FIQUE NA DÚVIDA. PERGUNTE!

02/08/2018 por ICOR0
TammyTrinta-11.png

Nesta página, você confere dicas de saúde e os profissionais do ICOR e parceiros respondem perguntas e esclarecem dúvidas de pacientes. Confira abaixo:


O que é o abuso de álcool?

O abuso de álcool é diferente do alcoolismo porque não inclui uma vontade incontrolável de beber, perda do controle ou dependência física, e ainda, o abuso de álcool tem menos chances de incluir tolerância do que o alcoolismo (a necessidade de aumentar as quantias de álcool para ficar “alto”).

 

Fonte: Site – Minha Vida

 


Meu pai teve arritmia cardíaca. Posteriormente, realizou alguns exames que não detectaram problemas. Como isso é possível?

A arritmia cardíaca caracteriza-se por alterações do ritmo cardíaco que pode ser evidenciado através de exame clínico e complementares rotineiros, porém, as vezes necessita de estudos mais especializados tipo: Holter, estudo eletrofisiológico, genético.

A arritmia cardíaca é uma sub-especialidade da cardiologia e dentro desta, apresenta uma gama imensa de manifestações, podendo se apresentar com alterações do ritmo normal, por exemplo “arritmia fásica” variando com as fases da respiração até arritmias de elevada complexidade levando a risco de morte súbita por taquicardia, fibrilação e bloqueios cardíacos.

Em vista desta amplitude de manifestações pode variar do normal ao patológico, e várias vezes ao retirar o fator que ocasiona, deixa de existir a manifestação “Arritmia Cardíaca”.

 

Dr. Edes Oliveira Cavalheiro ( CRM 11461)
Cardiologista do Instituto do Coração – ICOR


Meu médico diagnosticou que tenho uma arritmia cardíaca! Estou correndo risco de vida? Que tipo de atividades posso realizar? Devo consultar um especialista para receber o tratamento indicado?

Qualquer alteração no ritmo normal do coração é denominada de arritmias cardíacas. Nem todas as arritmias apresentam-se com risco de vida, sendo algumas delas benignas. Pacientes com diagnóstico ou suspeita de arritmias devem consultar um cardiologista, que determinará a gravidade do problema e vai orientar a melhor forma de tratamento.

Os casos de maior complexidade ou com necessidade de tratamento invasivo podem exigir a avaliação de um especialista, chamado de Eletrofisiologista.

 

Dr. Diego Chemello (CRM 26116)
Cardiologista especialista em Eletrofisiologia do Instituto do Coração – ICOR

 


Quais os sintomas e o melhor tratamento de um paciente com obstrução de carótidas?

O AVC (acidente vascular cerebral) desde sua forma mais leve, o chamado AIT (ataque isquêmico transitório), até o infarto cerebral extenso, causador de sequelas irreparáveis é responsável pela terceira causa de morte e alto custo social. Mas a obstrução das carótidas é muitas vezes SILENCIOSA.

O melhor remédio é sempre a prevenção: diagnóstico precoce e controle dos fatores de risco: tabagismo, diabetes, dislipidemia e hipertensão.

 

A obstrução grave pode ser tratada por angioplastia, em casos raros de impossibilidade cirúrgica, sendo o método convencional de tratamento cirúrgico – a endarterectomia – há mais de 50 anos a técnica mais segura e comprovada na prevenção do AVC, sempre associado aos tratamentos medicamentosos.

 

Dr. Luiz Paulo Brilhante Wolle (CRM 8661)
Cirurgião Vascular do Instituto do Coração – ICOR


 

No Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis. Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.