DOENÇAS ISQUÊMICAS DO CORAÇÃO

05/10/2018 por ICOR0
Design-sem-nome-1.png

O QUE É DOENÇA ISQUÊMICA?

Também conhecida como doença arterial coronariana é uma doença que afeta as artérias do coração. A formação de placas de gorduras na parede dos vasos impedem a circulação sanguínea e provocam a isquemia, que é a redução de nutrientes e oxigênio para os músculos do coração causando a angina ou em casos mais graves levando ao infarto.

A doença arterial coronariana pode não apresentar sintomas, como também pode causar dores no peito e ataque cardíaco. Os tratamentos incluem mudanças no estilo de vida, medicamentos, angioplastia e cirurgia.

Entenda melhor abaixo:

AS DOENÇAS ISQUÊMICAS PODEM SER: CRÔNICAS OU AGUDAS, ENTENDA A DIFERENÇA:

  • Isquemia crônica: Neste caso o indivíduo sente dores no peito quando pratica exercícios físicos e melhora com o repouso.
  • Isquemia aguda: Neste caso a doença ocorre mesmo em repouso, e quando dura mais de 20 minutos pode ser um infarto.

 

QUAIS OS SINTOMAS DAS DOENÇAS ISQUÊMICAS DO CORAÇÃO?

Elas provocam dores ou desconfortos no peito. A falta de ar, pressão no peito, suor e dor nos dentes, palidez são sinais de que o coração merece atenção.

⇒ Na angina, não são comuns os sintomas iniciais, mas pode ser notada com a mudança de temperatura, após alguns minutos de atividade física ou estresse emocional.

 

QUAIS AS COMPLICAÇÕES?

⇒ Além da angina, característica das doenças isquêmicas, os casos agudos podem ser infarto.


QUAIS AS CAUSAS DESSAS DOENÇAS?

  • Fumo
  • Depressão
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Colesterol elevado.

⇒ Estes são os principais fatores para que levam as artérias a acumular gordura.

⇒ Também é importante ressaltar que, pessoas com histórico familiar de problemas cardíacos devem ficam atentas aos sintomas, em especial, parentes de primeiro grau (pai ou mãe que manifestaram a doença).

 


QUAIS EXAMES DEVEM SER FEITOS?

Aqui no ICOR, o diagnóstico é confirmado após:

  • eletrocardiograma
  • testes de sangue
  • ecocardiograma
  • teste ergométrico e outros.

 

QUAL O TRATAMENTO PARA DOENÇAS ISQUÊMICAS DO CORAÇÃO?

Os especialistas recomendam um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e a prática de atividades físicas diariamente. Indivíduos que mantêm uma vida equilibrada têm menos chances desenvolver fatores de ricos, como pressão alta, diabetes e reduzem o risco de obesidade, fatores estes que influenciam na doença

 

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis. Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog