WhatsApp-Image-2018-12-10-at-15.58.22.jpeg

O QUE É?

Endocardite é uma doença que afeta o endocárdio, isto é, provoca inflamação na membrana que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas. Ela pode ser classificada, de acordo com a causa, em endocardite infecciosa ou não infecciosa.

A endocardite bacteriana está sempre associada a uma bactéria que o sistema imunológico não conseguiu debelar. Uma vez instaladas em áreas danificadas do endocárdio, elas se multiplicam e formam vegetações, que dão continuidade ao processo infeccioso.


QUAIS OS SINTOMAS A ENDOCARDITE PODE CAUSAR?

Muitos dos sintomas da endocardite bacteriana são semelhantes aos de outras doenças. A intensidade e frequência podem variar de um doente para outro.

? Aparecimento de um sopro cardíaco novo ou alteração no som de um sopro já instalado;
? Febre alta, calafrios, suores noturnos indicativos da bacteremia;
? Inchaço nos pés, pernas e abdômen;
? Fadiga intensa;
? Dor nos músculos, nas articulações e no peito;
? Perda de peso e inapetência;
? Aumento do baço (esplenomegalia);
? Pequenas manchas vermelhas ou arroxeadas na pele, no branco dos olhos (petéquias);
? Nódulos macios nas pontas dos dedos das mãos e dos pés (nódulos de Osler);
? Áreas de sangramento não dolorosas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés (lesões de Janeway);
? Hemorragias na retina e nos olhos (manchas de Roth).

 


PRINCIPAIS CAUSAS DA ENDOCARDITE?

? Normalmente, a endocardite (infeção do endocárdio) é causada por uma bactéria, mas fungos e outros microrganismos podem ocasionar a doença.

? Em sua maioria, os casos de infecção do endocárdio são ocasionados por uma bactéria, mas fungos e outros microrganismos podem desencadear a doença. Os agentes infecciosos entram na corrente sanguínea pela gengiva e dentes não saudáveis, áreas de infecções, intestinos, materiais perfurantes como cateteres e agulhas e procedimentos dentais.


DIAGNÓSTICO 

? O diagnóstico da doença baseia-se no exame físico, no levantamento da história clínica e na avaliação dos sintomas que o doente apresenta. É preciso redobrar os cuidados diante da possibilidade de diagnóstico de endocardite bacteriana subaguda, uma vez que no início os sintomas são imprecisos e podem ser confundidos com os de outras doenças.

 


TRATAMENTO

? O tratamento deve começar o quanto antes possível. Ele deve ser realizado em ambiente hospitalar, uma vez que exige a indicação de doses altas de antibióticos por via endovenosa durante várias semanas. Quando não for possível controlar a infecção a tempo de evitar danos às válvulas, a cirurgia pode ser um recurso para corrigir o defeito e melhorar a função cardíaca.

 

COMPLICAÇÕES

? A endocardite, assim como outros problemas que atingem o coração, pode ter complicações. Insuficiência cardíaca, danos em órgãos e tecidos além de infecções no cérebro, rins, baço e fígado são as mais comumente registradas.

 

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)


Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis. Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.