Entendendo a Aterosclerose

19/02/2019 por ICOR0
Guia-de-Orientações-1200x675.png

O que é?

É uma doença inflamatória que ocorre pela formação de placas de colesterol nas paredes das artérias, que prejudicam a passagem do sangue. Ocorre de maneira progressiva, começa na infância e pode apresentar consequências mais tarde.

Essas placas são chamadas de ateromas, que podem se romper e provocar oclusão aguda. Este quadro está associado à ocorrência de derrame cerebral, ataque cardíaco e claudição em membros inferiores quando afeta as pernas.

Quais os sintomas da aterosclerose?

Normalmente, é uma doença assintomática até o rompimento das placas ou quando o acúmulo é grave o suficiente para obstruir o fluxo sanguíneo. Quando ocorre essa ruptura, os sintomas variam são de acordo com a região em que a doença se evidencia:

  • Membros inferiores: pode apresentar dor para caminhar ou mesmo em repouso, assim como o surgimento de feridas.
  • Artérias carótidas: o acidente vascular cerebral (AVC) pode ser o primeiro sintoma da doença obstrutiva carotídea. Desmaios e tonturas também são sintomas transitórios.
  • Artérias viscerais: pode causar perda de peso, náuseas e diarreia.
  • Artérias renais: pode causar pressão alta de difícil controle e insuficiência renal.

Quais os fatores de risco da doença?

O envelhecimento é um dos fatores de risco da aterosclerose, assim como a diabetes, obesidade, sedentarismo, colesterol alto, pressão alta, tabagismo e histórico familiar.

Qual melhor prevenção?

Manter uma vida com hábitos saudáveis é a melhor recomendação. Uma dieta adequada, com baixo teor de gordura animal e saturada, controle do peso e atividades físicas regulares podem ajudar.

Qual o tratamento?

Os tratamentos incluem medicamentos, procedimentos para desobstruir as artérias e, em alguns casos, é necessário procedimento cirúrgico, através da angioplastia e colocação de stent – dispositivo metálico cilíndrico que desobstrui a artéria – ou cirurgia de revascularização com pontes de safena.

 


Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.