Fechamento Percutâneo das Comunicações Interatriais (CIA) e Forame Oval Patente (FOP)

05/11/2018 por ICOR0
44761513_1900749336626932_7016880765182935040_n.jpg

O fechamento percutâneo das comunicações interatriais (CIA) e do forame oval patente (FOP) tem por objetivo o fechamento percutâneo dos defeitos septais intracardíacos.


A comunicação interatrial é um defeito congênito que dependendo do seu diâmetro pode resultar em um aumento das pressões no sistema cardíaco direto, levando a hipertensão pulmonar, dilatação de parte do coração e, posteriormente, com a progressão da doença, pode resultar em falta de ar e edema (inchaço das pernas).

O fechamento é indicado para prevenir que esse defeito promova o aumento das pressões nas cavidades diretas e previne a evolução para insuficiência cardíaca causada pela comunicação interatrial.

O Forame Oval Patente (FOP) é um resquício da circulação fetal que atinge um percentual pequeno da população. Ele é pequeno, porém pode, em determinadas situações, permitir a passagem de coágulos ou até causar a passagem de sangue sem passar pelo pulmão, para o lado esquerdo do coração.

O risco maior é que a passagem de pequenos coágulos que podem vir a causar o acidente vascular cerebral, ou acidente vascular encefálico, vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.

 


MÉDICOS QUE REALIZAM O EXAME NO ICOR:

Dr. Arnoldo Azevedo dos Santos- Cardiologista / Hemodinamicista (CRM 13677)
Dr. Anibal Pereira Abelin – Cardiologista/  Hemodinamicista (CRM 29842)

LOCAL DO EXAME: 
ICOR – Unidade HEMODINÂMICA- HCAA
Av. Presidente Vargas, 2291.  Subsolo do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo.
Contato: (55) 3222 9888

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis. Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.