Holter 7 Dias

08/05/2018 por ICOR0
arrhythmia_thumb.jpg

É um exame que avalia as variações do ritmo e da frequência cardíaca que ocorrem no período de uma semana. O método é recomendado quando o paciente sente palpitações e falta de ar. Através dele é possível detectar alterações como arritmias ou disritmias, que normalmente não aparecem no tempo limitado de alguns exames, como o eletrocardiograma ou o Holter 24 horas. Além disso, o exame é extremamente útil para identificar isquemias silenciosas, que ocorrem com maior frequência em diabéticos.


O procedimento do Holter 7 dias é o mesmo do Holter 24 horas, só que em vez de ser monitorado durante 24 horas o paciente fica sete dias realizando a gravação. O equipamento adotado utiliza quatro eletrodos posicionados no tórax do paciente, que devem ser retirados na hora do banho e trocados uma vez ao dia.
O exame é útil para paciente que apresentam sintomas mais esporádicos, por exemplo, a cada três dias ou semanalmente. Nesses casos, a monitorização por uma semana leva a uma maior chance de se documentar a anormalidade.

POR QUE O HOLTER 7 DIAS É REALIZADO?

O exame é realizado para determinar como o coração responde às atividades normais do dia a dia e para esclarecer sintomas que foram reclamados pelo paciente, assim como suspeitas de determinadas doenças analisadas pelo médico.

O QUE O EXAME AVALIA?

O Holter 7 dias tem como objetivo avaliar as variações do ritmo e da frequência cardíaca que ocorrem no período de uma semana. É um exame recomendado para pacientes com:

  • sintomas associados às arritmias cardíacas;
  • com palpitações;
  • perda de consciência ou que tenham sofrido um acidente isquêmico transitório;
  • para avaliar o prognóstico de alguns doentes com arritmias depois de contraírem um enfarte agudo do miocárdio.

Além disso, é um exame extremamente útil para identificar isquemias silenciosas, que ocorrem com maior frequência em diabéticos.

COMO FUNCIONA O HOLTER 7 DIAS?

São fixados no tórax do paciente, eletrodos que se conectam a um gravador ligado por cabos, e o monitor é posicionado na altura da cintura do paciente. Também é solicitado que o paciente escreva uma espécie de relatório diário com todas as atividades realizadas no dia do monitoramento e seus respectivos horários.

QUAL A PREPARAÇÃO PARA O EXAME?

Recomenda-se que o paciente tome banho antes de realizar o exame e que não utilize cremes, pomadas ou gel na pele próximo da região onde serão fixados os eletrodos. Os portadores de marcapasso devem trazer a carteirinha de identificação do aparelho. Solicita-se também, que o paciente traga o eletrocardiograma mais recente. Após a instalação do aparelho, o paciente é orientado a retirar os eletrodos fixados no tórax durante o banho e recolocar o equipamento com novos eletrodos, pelo menos uma vez ao dia.

QUANDO ESTIVER USANDO O HOLTER EVITE:

  • Deitar sobre cobertores elétricos;
  •  ímãs;
  • Áreas de alta tensão elétrica;
  • Detectores de metal.

 


MÉDICO QUE REALIZA O EXAME NO ICOR:
Dr. Diego Chemello- Cardiologista e Eletrofisiologista (CRM 26116)

LOCAL DO EXAME:
ICOR – CARDIO CENTRO / Unid. PINHEIRO MACHADO
Rua Pinheiro Machado, número 2380, bloco A, SALA 203.
Contato: (55) 3222 1333

 

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam  exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis. Além disso,  contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.