Implante Percutâneo de Válvula Aórtica – TAVI

29/05/2018 por ICOR0
TAVI.jpg

O QUE É TAVI?

O TAVI (Implante Percutâneo de Válvula Aórtica) é um procedimento cirúrgico pouco invasivo, para implante de uma prótese aórtica sem a retirada da válvula velha e danificada. A válvula que é implantada permite restabelecer volumes normais do fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo do coração para a artéria aorta.


ONDE O PROCEDIMENTO É REALIZADO NO ICOR?

O TAVI é realizado na sala de hemodinâmica, por uma equipe de médicos e enfermeiros especializados em procedimentos cardíacos e vasculares.

PREPARO PARA O TAVI

As informações de preparo, como medicação a ser suspensa, tempo de jejum e necessidade de internação prévia, são passadas no momento de agendar o procedimento.

COMO FUNCIONA?

O TAVI consiste na substituição da válvula danificada por uma válvula artificial totalmente dobrável através de um cateter. O procedimento é realizado através de punções na virilha, podendo ser necessário a utilização de outros locais em caso de contraindicação ao uso da virilha. Um cateter guia a prótese através da aorta até ser posicionada dentro da válvula aórtica.

Todo percurso é visualizado por meio de RX contínuo e com auxúlio de ecocardiografia. A prótese vai compactada em um dispositivo, uma vez posicionada, é expandida empurrando os antigos folhetos da válvula nativa para fora do caminho e o tecido da nova válvula de substituição assume o trabalho de regulação do fluxo sanguíneo. Em seguida, retira-se o cateter, terminando o procedimento.

O TAVI é indicado para pacientes que não podem realizar a cirurgia de troca da válvula aórtica ou que apresentam alto risco de complicações com a cirurgia aberta.

CUIDADOS APÓS O PROCEDIMENTO

O paciente necessita de recuperação em unidade de terapia intensiva (UTI) especializada em procedimentos cardiológicos pelo período mínimo de 24 horas.

 

Fonte: American Heart Association.


MÉDICOS QUE REALIZAM O EXAME NO ICOR:
Dr. Arnoldo Azevedo dos Santos- Cardiologista / Hemodinamicista (CRM 13677)
Dr. Anibal Pereira Abelin – Cardiologista/  Hemodinamicista (CRM 29842)

LOCAL DO EXAME: 
ICOR – Unidade HEMODINÂMICA- HCAA
Av. Presidente Vargas, 2291.  Subsolo do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo.
Contato: (55) 3222 9888

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam  exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis. Além disso,  contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog