Você conhece nossos serviços de Ecocardiografia?

24/04/2018 por ICOR0
ecocardiografia.jpg

Hoje vamos te explicar como funciona e para que serve um ecocardiograma com mapeamento de fluxo a cores.

A ecocardiografia também é conhecida como ecocardiograma com Doppler. É um exame de ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência para reproduzir imagens que permitem analisar todas as estruturas do coração, as válvulas cardíacas e os principais vasos que chegam e saem do coração.



Principais características do ecocardiograma:

  • exame é simples
  • pouco invasivo
  • indolor
  • dura em torno de 20 minutos
  • não necessita de preparo prévio.

O exame apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, é possível identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.



Como o ecocardiograma é feito?

O paciente é deitado de costas, inclinado sobre o lado esquerdo com o peito exposto (nas mulheres é usada uma camisola cirúrgica com abertura frontal). Um transdutor desliza sobre o peito capta as ondas sonoras e forma as imagens, assim as estruturas do coração são analisadas em diferentes posições.  Em alguns momentos são feitas pequenas pressões para facilitar a visualização do órgão e as funcionalidades que devem ser testadas, sem causar dor ou desconforto ao paciente.

Porque o ecocardiograma é solicitado?

O exame é solicitado, pois auxilia para o diagnóstico e acompanhamento de uma série de doenças do coração, tais como:

  • sequelas de infarto;
  • insuficiência cardíaca (coração grande e fraco);
  • anomalias congênitas;
  • sopro e para indicar cirurgia cardíaca.

Também é indicado acompanhar a evolução do coração no seguimento pós-operatório e para avaliar sintomas como:

  • falta de ar;
  • palpitações;
  • cansaço;
  • inchaço;
  • aumento da pressão arterial.

Porque é importante fazer o exame?

Determinados resultados do ecocardiograma podem sugerir uma doença em fase inicial ou até congênita que não tenha se expressado até aquele momento. Um dos principais objetivos do exame é determinar se existem alterações estruturais no coração como hipertrofia aumento do músculo cardíaco.



TIPOS DE ECOCARDIOGRAMAS  QUE REALIZAMOS AQUI NO ICOR:

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO (ETT)

É um exame não invasivo, indolor e geralmente rápido. Utiliza o ultrassom para visualizar imagens de toda a estrutura do coração, podendo analisar com precisão: a forma, o tamanho das cavidades, a espessura das paredes do coração, a função de contração e de relaxamento, o funcionamento das válvulas cardíacas e os vasos sanguíneos que chegam e saem do coração. Esse ecocardiograma pode ser feito durante a gestação para avaliar o desenvolvimento do coração do bebê.



ECOCARDIOGRAMA TRANSESOFÁGICO (ETE)

É um procedimento semi-invasivo de baixo risco e usado para complementar o ecocardiograma transtorácico. O exame é semelhante à endoscopia, por meio da boca uma sonda é inserida e passa pelo esôfago do paciente para obter as imagens. O exame mostra imagens bastante nítidas do coração, pois a sonda está localizada próxima ao órgão e não existe o bloqueio das ondas sonoras pelos pulmões e ossos da parede torácica. Esta ecografia é feita com uso de sedação e analgesia, por isso, é necessário jejum antes do exame e levar um acompanhante, pois não é permitido dirigir após sua realização.



ECOCARDIOGRAMA SOB ESTRESSE

O ecocardiograma sob estresse é um exame de ultrassom usado para medir a capacidade do coração de se adaptar, a estresse externo, em um ambiente clínico controlado. Esse estresse pode ser reproduzido através de um esforço físico (esteira ergométrica / bicicleta / bike – stress) ou por meio do estímulo farmacológico com a injeção de um medicamento que faz o coração bater mais forte e mais rápido.

Esse método permite que o médico avalie o coração através de um ultrassom realizado sobre o tórax do paciente, antes, durante e após o esforço físico realizado em bicicleta ergométrica ou na esteira rolante. É um exame não invasivo que compara o movimento das paredes do coração em repouso e durante o estresse, permitindo assim, detectar alterações isquêmicas mais precocemente, pois a movimentação da parede do coração diminui na presença destas obstruções.



O exame tem o mesmo propósito do ecocardiograma sob estresse físico, de pesquisar alterações cardíacas que ocorrem durante situações em que o batimento cardíaco acelera e a pressão arterial sobe, porém o procedimento faz uso de medicamentos (como a dobutamina) e não exigindo esforço físico, muito útil em casos de pacientes que têm dificuldades para realizar o teste de esforço, como:

  • portadores de uma sequela de derrame cerebral ou doença ortopédica que impeça a caminhada.


ECOCARDIOGRAMA FETAL

O ecocardiograma fetal é um exame de ultrassom realizado durante a gestação para diagnosticar possíveis problemas cardíacos no feto. O processo é indolor, seguro não oferece riscos para a gestante nem para o bebê. O exame possibilita os benefícios de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz das cardiopatias fetais, sendo um procedimento muito importante no pré-natal das gestantes.



ECOCARDIOGRAMA PEDIÁTRICO / INFANTIL

(até seis meses/após quatro anos)

O ecocardiograma infantil é um exame não invasivo fundamental para diagnosticar pacientes com cardiopatia congênita, seja ele recém-nascida, criança ou adolescente, fornecendo com precisão informações da anatomia cardíaca e da função cardíaca. Atualmente a criança que nascer com cardiopatias e que necessita de algum procedimento cirúrgico é operada apenas com uma boa avaliação ecocardiográfica, ficando reservado o cateterismo cardíaco para casos complexos, pré e pós-operatório de algumas patologias e tratamento.



MÉDICOS QUE REALIZAM ECOCARDIOGRAMA NO  ICOR:

Dr. Antonio Vicente Aita Hahn- Cardiologista/ Ecocardiografista (CRM 6444)
Dr. Eduardo Radins- Cardiologista / Ecocardiografista (CRM 15471)
Dr. Marcelo Souza Pinto- Cardiologista/ Ecocardiografista (CRM 22593
Dr. Felipe Weinmann de Moraes – Cardiologista e Ecocardiografista (CRM 33391)

LOCAL DO EXAME:

ICOR – CARDIO CENTRO / Unid. POLICLÍNICA WILSON AITA- HCAA
Av. Presidente Vargas, 2355. Policlínica – Sala 105. (Anexo ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo).
Contato: (55) 3217 1919

ICOR – CARDIO CENTRO / Unid. PINHEIRO MACHADO
Rua Pinheiro Machado, número 2380, bloco A, SALA 204.
Contato: (55) 3222 1333

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam  exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis. Além disso,  contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.