Exame

Fechamento percutâneo de Comunicação interatrial (CIA) e Foram oval patente (FOP)

Realizado na HEMODINÂMICA

Fechamento percutâneo de Comunicação interatrial (CIA) e Forame oval patente (FOP)


O tratamento percutâneo das comunicações interatriais (CIA) e do forame oval patente (FOP) tem por objetivo o fechamento percutâneo dos defeitos septais intracardíacos.

A comunicação interatrial é um defeito congênito que dependendo do seu diâmetro pode resultar em um aumento das pressões no sistema cardíaco direto, levando a hipertensão pulmonar, dilatação de parte do coração e, posteriormente, com a progressão da doença, pode resultar em falta de ar e edema (inchaço das pernas).

O fechamento é indicado para prevenir que esse defeito promova o aumento das pressões nas cavidades diretas e previne a evolução para insuficiência cardíaca causada pela comunicação interatrial.

O Forame Oval Patente (FOP) é um resquício da circulação fetal que atinge um percentual pequeno da população. Ele é pequeno, porém pode, em determinadas situações, permitir a passagem de coágulos ou até causar a passagem de sangue sem passar pelo pulmão, para o lado esquerdo do coração.

O risco maior é que a passagem de pequenos coágulos que podem vir a causar o acidente vascular cerebral, ou acidente vascular encefálico, vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.


MÉDICOS QUE REALIZAM O EXAME NO ICOR:
Dr. Anibal Pereira Abelin – Cardiologista/  Hemodinamicista (CRM 29842)
Dr. Arnoldo Azevedo dos Santos- Cardiologista / Hemodinamicista (CRM 13677)

LOCAL DO EXAME:
ICOR – Unidade HEMODINÂMICA- HCAA
Av. Presidente Vargas, 2291.  Subsolo do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo.
Contato: (55) 3222 9888

MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog