MAR-1200x675.png

O que é? 

O marcapasso é um pequeno dispositivo implantado em portadores de diversas doenças do coração.

Foi inventado na década de 30, mas somente 28 anos depois, o primeiro ser humano pode experimentar seus benefícios. Era um aparelho de grande porte, ao qual o paciente tinha que ficar conectado por meio de fios elétricos.

 

Como funciona? 

Esse dispositivo envia pulsos elétricos ao órgão sempre que o batimento cardíaco está muito lento ou fora do ritmo cardíaco. Ou seja, o aparelho é programado para aumentar ou diminuir o ritmo do coração assim que houver necessidade

 

Como o marcapassos é implantado?

O cirurgião faz uma incisão na pele, na porção superior do tórax de aproximadamente 5 cm. Um ou dois cabos-eletrodos (fios recobertos) são introduzidos através de uma veia até o coração. O cirurgião, então, conecta o(s) eletrodo(s) com o seu marcapasso e programa o dispositivo para as suas necessidades médicas. Então o marcapasso é introduzido debaixo da pele na parte superior do tórax e a incisão é fechada.

👉 O implante é feito com a presença de um anestesista e o paciente recebe sedação e anestesia no local do implante. 

👉 O médico então testa o marcapasso para assegurar-se que ele esteja funcionando adequadamente de acordo com as suas necessidades.

👉Após o implante do marcapasso, a equipe de enfermagem do ICOR irá avaliar o paciente regularmente, monitorando a pressão arterial, o ritmo cardíaco e irá verificar qualquer hemorragia ou inchaço no local da incisão, comunicando o médico.

👉 Normalmente, o paciente fica no hospital uma noite e tem alta no dia seguinte.

 

 

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.