CAMINHADA, O EXERCÍCIO IDEAL?

13/09/2017 por ICOR0
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Caminhar é indiscutivelmente o exercício aeróbico ideal para adultos saudáveis, especialmente para idosos, para os pacientes portadores de doenças metabólicas e cardíacas (diabetes, obesidade e excesso de triglicerídeos no sangue).


O ato de andar faz parte de nossa vida e a caminhada/exercício é simplesmente o ato de andar num ritmo mais acelerado. Entre as vantagens da caminhada sobre outras modalidades de exercícios aeróbios, incluem-se:

  • Produz os mesmos benefícios da corrida, do ciclismo e da natação, se bem executada;
  • É considerada a prática mais segura de exercícios aeróbios, sob o ponto de vista cardiovascular e ortopédico;
  • Apresenta índices quase inexistentes de lesões osteoarticulares e cardíacas;
  • Apresenta maior índice de aderência em exercício para prevenção de problemas e promoção de saúde;
  • Grande número de pessoas que caminham regularmente por mais de 4 semanas adere a caminhada;
  • É uma atividade física simples de ser executada, requerendo muito pouco em termos de equipamentos e facilidades;
  • Pode ser realizada individualmente ou de forma coletiva;
  • Ajudam controlar o peso;
  • Baixar o nível de açúcar no sangue;
  • Evitar enfermidades do coração;
  • Pode também controlar a pressão e os níveis de gordura no sangue.

Antes de caminhar

Aquecimento:
Antes de iniciar sua caminhada, faça uma ginástica leve durante 5 a 10 minutos para aquecer. Aprenda uma série de alongamentos musculares para serem executados antes da caminhada.

Frequência semanal:
O ideal é caminhar diariamente, principalmente nos casos de obesos e de pacientes cardíacos que podem fazer esse exercício sem problemas. É eficaz mesmo se a caminhada for feita em dias alternados, desde que praticada três vezes por semana (no mínimo).

Duração:
30 a 60 minutos, não incluindo o aquecimento e a fase de desaquecimento. Em indivíduos com baixa capacidade funcional, deve-se iniciar com duração de 10 a 15 dias minutos em dias alternados. A cada semana, acrescente 5 a 10 minutos na duração total.

 


As recomendações de reabilitação foram sugeridas por:

  • Professora Viviane Acunha Barbosa
    Profª. Assistente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Professora de Educação Física e Fisioterapeuta
    Pós-graduação em Ginástica Médica e Fisioterapia Respiratória
    Mestre em Educação

 


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