Quero Saber Doutor!

13/05/2019 por ICOR0
quero-saber-doutor-1200x675.png

A doença arterial coronariana ocorre mais em homens ou mulheres. Por quê?

A coronariopatia é mais frequente em homens, especialmente na faixa etária antes da menopausa nas mulheres. A possível explicação seria o fator protetor dos hormônios femininos. Até a década de 70, a relação era de 2 casos em mulheres para 10 casos em homens. No entanto, nos dias de hoje esta relação passou para 1 caso em mulheres para 02 casos em homens. Esta mudança significativa provavelmente tem relação com o hábito de fumar, estresse (maior participação no mercado de trabalho) e aumento da incidência de Diabete Melitus em mulheres.
 

Dr. Eduardo Radins (CRM 15471)
Cardiologista e Ecocardiografista do Instituto do Coração – ICOR


A banana, rica em potássio faz bem o coração? De que forma?

Os pacientes portadores de insuficiência cardíaca e hipertensão arterial, frequentemente usam diuréticos, drogas boas mas que retiram potássio do organismo. O potássio é considerado o “rei dos eletrólitos”, e sua falta provoca alterações na contratilidade e nos batimentos do coração, propiciando o aparecimento de arritmias que podem ser fatais. A banana por ser riquíssima em potássio, faz bem ao coração auxiliando na reposição deste eletrólito, e melhorando por consequência o funcionamento cardíaco.

 

Irene Düvelius Barros
Nutricionista


A ansiedade pode “atacar” o coração?

A ansiedade crônica (sintomas persistentes por pelo menos 06 meses) está relacionada ao aumento do número de infartos do miocárdio, desencadeia ou piora os níveis de hipertensão arterial, provoca arritmias e aumenta o número de internações hospitalares em cardiopatas. A explicação estaria nas alterações hormonais, da pressão arterial sistêmica, da coagulação e do estilo de vida (ansiosos fumam e bebem mais, alimentam-se mal, não exercitam-se e trabalham exageradamente). Episódios agudos de ansiedade podem provocar crises hipertensivas e suas consequências. Porém, não há evidência científica de que o tratamento adequado da ansiedade reduz o índice destas cardiopatias.

 

Dr. Eduardo Radins (CRM 15471)
Cardiologista e Ecocardiografista do Instituto do Coração – ICOR

 

Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


MARCA HORIZONTAL_ICOR.png 1

O Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) é referência na área da saúde. Há mais de 20 anos cuida do coração da cidade e região oferecendo um atendimento ético, humanizado e de qualidade.

Últimas do Blog

2018 ICOR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Rede de Empreendedores.