Entendendo melhor as arritmias

Reprodução: arquivo pessoal

Entendendo melhor as arritmias

Arritmias são alterações do ritmo do coração, sendo na sua maioria anormais. Elas são classificadas em 2 grandes grupos:

  • bradicardias (ritmos com frequência cardíaca abaixo de 50 batimentos por minuto) e taquicardias (ritmos com frequência cardíaca maiores que 100 batimentos por minuto).

Os sintomas são extremamente variáveis, dependendo do tipo de ritmo e da frequência cardíaca observada. Alguns pacientes podem apresentar poucos sintomas, como palpitações leves, mesmo apresentando arritmias significativas. A avaliação especializada é fundamental para determinar se sua arritmia é ou não grave.

Fique atento aos seguintes sintomas:

  • desmaio (síncope), tonturas, falta de ar de início súbito, palpitações, batimentos cardíacos irregulares, intolerância aos esforços.

Estudo Eletrofisiológico: o que é e para que serve?

O coração funciona como uma espécie de bomba, que mantém o sangue circulando pelos órgãos. O funcionamento correto do coração depende de um sistema elétrico especializado, capaz de estimular o coração periodicamente. O estudo eletrofisiológico consiste na avaliação detalhada desse sistema de condução elétrica, através da colocação de cateteres especiais em regiões específicas do coração.

Esses cateteres são introduzidos por pequenos furos realizados nas veias da região inguinal (virilha) ou cervical (pescoço). Uma vez posicionados, estímulos controlados e indolores são aplicados no coração para avaliação do sistema de condução elétrico.

O estudo eletrofisiológico apresenta a vantagem de ser mais específico que os métodos convencionais (como o eletrocardiograma), possibilitando o diagnóstico exato de determinadas arritmias e indicando o tratamento mais adequado.

Ablação de Arritmias

A ablação de arritmias consiste na realização de uma pequena cauterização que, quando aplicada de maneira controlada, determina resolução definitiva de certas arritmias. Essa cauterização é realizada por meio de cateteres especiais, com propriedades de liberar energia.

A ablação pode ser realizada após o estudo eletrofisiológico (no mesmo procedimento) ou em um segundo momento, dependendo da complexidade da mesma e do tempo dispendido.

Os procedimentos realizados pelo Dr. Diego Chemello são fruto de décadas de formação e treinamento especializado nos principais centros de Cardiologia e Arritmias do Brasil e do Canadá. Atualmente, esse conhecimento é proporcionado aos pacientes da região central do RS, utilizando as mesmas tecnologias empregadas nos grandes centros de saúde.

FONTE: POR DR. DIEGO CHEMELLO


Estudo Eletrofisiológico e Ablação – Manual de Orientações

Dr. Diego Chemello – CRM 26116. Eletrofisiologia Clínica Invasiva e Estimulação Cardíaca

e-mail: [email protected]


ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!

Aqui, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *