ECOCARDIOGRAMA FETAL

Ecocardiograma Fetal

O período da gestação é um momento mágico e único para as mamães. E é nesta etapa da vida que elas ficam ansiosas a cada exame para saber o desenvolvimento do bebê, e alguns nomes de exame solicitados pelo médico chegam a assustar as mamães, e um deles é o ecocardiograma fetal.

O ecocardiograma fetal analisa o coração do bebê durante a gestação. É um exame que permite avaliar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração do bebê durante a gravidez. Normalmente o médico recomenda este exame para saber se está tudo bem com o coração do bebê.

O procedimento é seguro não oferece riscos para a gestante nem para o bebê e possibilita os benefícios de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz das cardiopatias fetais. Dessa forma, certas doenças cardíacas fetais, como a arritmia, podem ser tratadas ainda dentro do útero da gestante.

Através desse exame é possível identificar malformações cardíacas, fazer o acompanhamento de fetos com problemas cardíacos, aconselhamento genético-cardiológico para os pais e planejamento do parto em hospital com estrutura adequada em cardiologia pediátrica e cirurgia cardíaca.

O que é um ecocardiograma fetal?

  • O ecocardiograma fetal é um exame de ultrassom realizado durante a gestação para diagnosticar possíveis problemas cardíacos no feto;
  • O processo é indolor, seguro não oferece riscos para a gestante nem para o bebê;
  • O procedimento complementa a avaliação do ultrassom morfológico, pois é realizado por um cardiologista pediátrico com especialização nesta técnica.

Qual a função do exame?

  • O Ecocardiograma fetal é importante para descobrir se existe alguma doença congênita, que ao ser detectado precocemente e, caso necessite de intervenção cirúrgica após o parto, ajudará o médico a recomendar um hospital com infraestrutura necessária para o atendimento imediato ao bebê após o nascimento.
  • Até mesmo se for necessário começar um tratamento ainda no útero da mãe devido a certas doenças cardíacas fetais, como a arritmia.

Quando é recomendado fazer?

  • O exame pode ser feito a partir de 20 ª semana de gestação, porém a melhor época é com 28ª semana de gestação.
  • Como o exame de ultrassom é realizado através do abdômen materno, não é necessária incisão no útero.

É um exame obrigatório para gestantes em casos especiais, como:

  • Gestantes diabéticas, hipertensas, cardiopatas, com idade maior que 40 anos, que façam uso de medicamentos prejudiciais ao feto, com alterações no ultrassom, com alterações nos batimentos cardíacos fetais, ou sempre que o obstetra achar necessário.

Duração

  • Tem duração de cerca de 15 minutos;

OBS: No momento, não estamos realizamos o exame.


Leia também: TRANSPLANTE DE CORAÇÃO


O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!

Aqui, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *