TIPOS DE ECOCARDIOGRAMAS

TIPOS DE ECOCARDIOGRAMAS

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO (ETT): é um exame não invasivo, indolor e geralmente rápido. Utiliza o ultrassom para visualizar imagens de toda a estrutura do coração, podendo analisar com precisão: a forma, o tamanho das cavidades, a espessura das paredes do coração, a função de contração e de relaxamento, o funcionamento das válvulas cardíacas e os vasos sanguíneos que chegam e saem do coração.

Esse ecocardiograma pode ser feito durante a gestação para avaliar o desenvolvimento do coração do bebê.

ECOCARDIOGRAMA TRANSESOFÁGICO (ETE): é um procedimento semi-invasivo de baixo risco e usado para complementar o ecocardiograma transtorácico. O exame é semelhante à endoscopia, por meio da boca uma sonda é inserida e passa pelo esôfago do paciente para obter as imagens. O exame mostra imagens bastante nítidas do coração, pois a sonda está localizada próxima ao órgão e não existe o bloqueio das ondas sonoras pelos pulmões e ossos da parede torácica. Essa ecografia é feita com uso de sedação e analgesia. Por isso, é necessário jejum antes do exame e levar um acompanhante, pois não é permitido dirigir após sua realização.

ECOCARDIOGRAMA SOB ESTRESSE FÍSICO: Esse método permite que o médico avalie o coração, através de um ultrassom realizado sobre o tórax do paciente, antes, durante e após o esforço físico realizado em bicicleta ergométrica ou na esteira rolante. É um exame não invasivo que compara o movimento das paredes do coração em repouso e durante o estresse, permitindo assim, detectar alterações isquêmicas mais precocemente, pois a movimentação da parede do coração diminui na presença destas obstruções.

ECOCARDIOGRAMA SOB ESTRESSE FARMACOLÓGICO: O exame tem o mesmo propósito do ecocardiograma sob estresse físico, de pesquisar alterações cardíacas que ocorrem durante situações em que o batimento cardíaco acelera e a pressão arterial sobe, porém o procedimento faz uso de medicamentos (como a dobutamina) e não exigindo esforço físico, muito útil em casos de pacientes que têm dificuldades para realizar o teste de esforço, como: portadores de uma sequela de derrame cerebral ou doença ortopédica que impeça a caminhada.  

OBS: No momento, não estamos realizamos o exame.

ECOCARDIOGRAMA FETAL: O ecocardiograma fetal é um exame de ultrassom realizado durante a gestação para diagnosticar possíveis problemas cardíacos no feto. O processo é indolor, seguro não oferece riscos para a gestante nem para o bebê. O Ecocardiograma fetal possibilita os benefícios de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz das cardiopatias fetais, sendo um procedimento muito importante no pré-natal das gestantes.

OBS: No momento, não estamos realizamos o exame.

ECOCARDIOGRAMA PEDIÁTRICO / INFANTIL (após os cinco anos): O ecocardiograma infantil é um exame não invasivo fundamental para diagnosticar pacientes com cardiopatia congênita, seja ele recém-nascida, criança ou adolescente, fornecendo com precisão informações da anatomia cardíaca e da função cardíaca. Atualmente, a criança que nascer com cardiopatias e que necessita de algum procedimento cirúrgico é operada apenas com uma boa avaliação ecocardiográfica, ficando reservado o cateterismo cardíaco para casos complexos, pré e pós-operatório de algumas patologias e tratamento.

OBS: No momento, não estamos realizamos o exame.


Leia também: HIPERTENSÃO


O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!

Aqui, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *