Doença aterosclerótca

A aterosclerose é uma doença que ocorre através do estreitamento das artérias e, consequentemente, reduzindo o fluxo sanguíneo de órgãos vitais como o coração, o cérebro, os intestinos, os braços e as pernas.

Com isso, o território afetado recebe uma quantidade menor de oxigênio e nutrientes, tendo suas funções comprometidas. Essa complicação é a causa de diversas doenças cardiovasculares, como:
➡️ Infarto
➡️ Morte súbita e
➡️ Acidentes vasculares cerebrais.

Na maioria das vezes, a aterosclerose está relacionada aos fatores de risco tradicionais, como sedentarismo, alimentação inapropriada, pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo e obesidade.

Geralmente, a evolução da doença é silenciosa. Quando apresenta sintomas, estes vão depender principalmente da localização de acometimento. Quando afeta o coração, os mais frequentes são dores no peito (peso, aperto, queimação ou até pontadas), falta de ar e sudorese.

Assim como a maioria das doenças cardiovasculares, a melhor forma de prevenção é manter uma rotina que inclua exercícios físicos regulares, alimentação balanceada, com baixo consumo de gorduras e sódio, abandono do tabagismo, além do controle dos fatores de risco para doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol.

E claro, os exames de rotina são essenciais para auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.


Leia também: CAUSAS E SINTOMAS DA ARRITMIA CARDÍACA


O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!

Aqui, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *