Angioplastia Coronária

Realizado na HEMODINÂMICA

Angioplastia Coronária

A angioplastia coronária é um procedimento cirúrgico, pouco invasivo, realizado para desobstrução das artérias coronárias. O processo possibilita que as artérias coronárias voltem a funcionar, permitindo que o coração receba maior fluxo de sangue e continue trabalhando normalmente. Pode ser realizada com um stent ou com um balão.

Após a desobstrução da artéria coronária, por meio da angioplastia com balão, procede-se ao implante de uma prótese endovascular (para ser utilizada no interior dos vasos) conhecida como ‘stent’ – pequeno tubo de metal, semelhante a um pequeníssimo bobe de cabelo, usado para manter a artéria aberta.

Atualmente existem dois tipos de stents: os convencionais e os farmacológicos ou recobertos com drogas.Os stents convencionais podem acarretar um processo cicatricial exacerbado que leva a restenose (reobstrução) do vaso em 10 a 20% dos casos.

Os stents farmacológicos: surgiram para evitar esse processo cicatricial, que são constituídos do mesmo material metálico acrescido de um medicamento de liberação lenta no local de implante, reduzindo-se o processo de cicatrização e evitando-se a restenose. Há necessidade do uso prolongado de aspirina e clopidogrel nos pacientes que recebem stents farmacológicos pelo pequeno risco de trombose (formação de coágulos no interior do stent).

COMO ANGIOPLASTIA CORONÁRIA É REALIZADA?

Para a realização do procedimento, um cateter é introduzido através de uma pequena incisão numa artéria na virilha ou no braço, e guiado até o local a ser obstruído. Este cateter vai acompanhado de um balão, ou também de um stent.

QUAIS SÃO OS RISCOS DA ANGIPLASTIA?

Por ser um procedimento invasivo é natural que haja riscos. No entanto, é pouco comum ocorrências como óbito, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, necessidade de cirurgia de revascularização de urgência e complicações vasculares no local da punção. Outras complicações decorrentes do uso do contraste, como alergia e insuficiência renal, podem ocorrer. 

Vale lembrar que todas essas possíveis complicações raramente acontecem e que caso aconteça a intervenção será realizada por uma equipe médica preparada para atender qualquer tipo de intercorrência.

PREPARAÇÃO PARA O EXAME

  • Fazer jejum de 06 horas antes do exame;
  • Trazer todos os medicamentos que faz uso e exames realizados nos últimos seis meses (teste de esforço, cintilografia miocárdica, cateterismo ou angioplastia, relatórios de cirurgia cardíaca e resultados de exames laboratoriais);
  • Vir com acompanhante (sozinho não realizará o exame; é permitido no máximo 2 acompanhantes;
  • Deixar documentos e objetos pessoais com os familiares antes de entrar para o exame;
  • Não viajar após o exame no período de 24 horas e não dirigir após o exame no período de 3 dias;
  • Tomar as medicações para controle da pressão arterial de acordo com o horário habitual;
  • Suspender Metaformia e/ou Glibenclamida 24 horas antes do dia do exame;
  • Suspender 07 dias antes do exame o uso de anticoagulantes: Marcomar, Marevam, Comadin;
  • Suspender 48 horas antes do exame o uso de Anticoagulantes: Xarelto, Pradaxa, Elequis;
  • Tomar Bissulfato de Clopidogrel e AAS (5 dias antes do procedimento).

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein 

MÉDICOS QUE REALIZAM O EXAME NO ICOR:

Dr. Arnoldo Azevedo dos Santos- Cardiologista / Hemodinamicista (CRM 13677)
Dr. Anibal Pereira Abelin – Cardiologista/  Hemodinamicista (CRM 29842)

LOCAL DO EXAME:
ICOR – Unidade de Hemodinâmica- HCAA
Av. Presidente Vargas, 2291.  Subsolo do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo.
Contato: (55) 3222 9888

Leia também: COMPLICAÇÕES CAUSADAS PELO ÁLCOOL

ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!

Aqui no ICOR, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *