Procedimento inédito em Santa Maria- RS

ICOR REALIZA A PRIMEIRA CIRURGIA DE CRIOABLAÇÃO PARA TRATAMENTO DE FIBRILAÇÃO ATRIAL EM SANTA MARIA – RS

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Instituto do Coração de Santa Maria (H-ICOR/HCAA) realizou no último dia 26 de novembro de 2022 sua primeira Crioablação para tratamento de Fibrilação Atrial. O procedimento, então inédito em Santa Maria, é muito realizado nos Estados Unidos.

A cirurgia foi realizada pelo cardiologista eletrofisiologia Dr. Diego Chemello, junto com o Dr. Wallyson Fonseca, eletrofisiologista vindo de São Paulo (SP). O procedimento contou ainda com a participação do ecocardiografista, Dr. DanieL Barreiro, os anestesistas Dr. Matheus Goes e Dr. Vinícius Lemos e a enfermeira Camilla Paynes Vargas.

SOBRE O PROCEDIMENTO: CRIOABLAÇÃO PARA TRATAMENTO DE FIBRILAÇÃO ATRIAL

Este procedimento é realizado quando há arritmia, quando o impulso elétrico que deveria manter o músculo cardíaco na mesma pulsação não cumpre seu papel, dessa forma a frequência cardíaca sofre alterações e fica em níveis irregulares o que pode levar a desmaios e palpitações. 

Há duas formas de ablação por cateter, com energia de crioblação (frio) e a radiofrequência (por calor). 

A CRIOABLAÇÃO DE ARRITMIA CARDÍCA, faz a correção do ritmo cardíaco cauterizando as veias por meio de um balão à temperatura negativa de até -60 ºC. Está técnica possui algumas vantagens em relação a radiofrequência, como a possibilidade de “testar” a região que será tratada (lesão reversível); a quantidade menor de anestesia e número de cateteres, e por ser mais rápida.

COMO A CIRURGIA É REALIZADA:

A cirurgia é minimante invasiva com baixo risco de complicações e alta probabilidade de melhora nos casos (cerca de 70%). Um cateter é inserido em uma veia na perna do paciente e direcionado ao coração, onde fornece energia para tratar a arritmia do paciente. 

Cateteres são posicionados no coração, localizando os focos de arritmias, oriundos das veias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo.

De acordo com os especialistas, a crioablação é segura, eficaz, traz benefícios para o paciente e para o médico, que pode realizar mais procedimentos num mesmo dia, é também uma nova opção para o tratamento de pacientes que necessitam ter o ritmo normal do coração restabelecido.

Segundo Chemello, cardiologista eletrofiologista no ICOR e professor do curso de Medicina da UFSM, essa foi a primeira crioablação realizada em Santa Maria. Parabenizamos a todos pela dedicação e pelo pioneirismo em mais um procedimento na cidade.

Fonte de referência: 

https://einstein.br/noticias/noticia/crioablacao-arritmia-benefica-para-medicos-pacientes

Aqui no ICOR, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

1 comentário em “Procedimento inédito em Santa Maria- RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *